Consultoria

Consultoria de Gestão
A Consultoria de Gestão, deve ser entendida como uma ferramenta de apoio à gestão onde a FORDUAL não pretende substituir-se aos orgãos de administração dos seus clientes na gestão das suas empresas mas sim prestar serviços de consultoria e assistência técnica à gestão dando apoio em todas as áreas funcionais da empresa (área financeira, administrativa, recursos humanos, etc.) onde nos diferenciamos por soluções padronizadas para problemas empresariais aos quais propomos e desenvolvemos soluções adequadas a cada cliente.

Consultoria Financeira
A FORDUAL coloca ao dispor dos seus clientes com prestação de informação periódica o serviço de análise financeira devido à sua importância na estrutura das empresas:
• Análise dos sistemas e das rotinas de controlo das contas correntes da empresa;
• Análise dos sistemas de acompanhamento de controlo das aplicações e das operações financeiras da empresa;
• Análise da estrutura da empresa;
• Análise das características da faturação da empresa;
• Análise dos recebimentos da empresa e políticas aplicadas (PMR, análise descontos, etc.);
• Análise das rotinas internas da tesouraria.

Consultoria Organizacional
Devido à importância da organização interna a FORDUAL também desenvolveu o serviço de consultoria organizacional, com o qual procura apoiar os seus clientes.
• Identificação das Necessidades de Mudança;
• Compreensão da Cultura da Organização;
• Identificação das Resistências à Mudança;
• Avaliação do Nível de Resiliência Organizacional;
• Redefinição dos Papéis e Responsabilidades;
• Desenvolvimento de plano das Mudanças:
? Desenho de Cenários Internos;
? Avaliação dos Impactos das Mudanças;
? Simulação de Reações Prováveis;
? Planos de Ação.
Comprometimento e Capacitação das Pessoas com o Processo de Mudança;
Acompanhamento da Implementação das Mudanças;

Estudo de Mercado
Desenvolvemos estudos de mercado onde pretendemos dar resposta às empresas que se deparam cada vez mais com mercados mais exigentes.
A FORDUAL dispõem de meios próprios para recolha de informação e tratamento de dados.
Procedemos à identificação:
• Características do Mercado;
• Medição do nível da procura;
• Análise da quota de Mercado;
• Análise da previsão das vendas da empresa, a curto e médio prazo;
• Análise da atuação da concorrência;
• Análise dos produtos, preços, publicidade;
• Identificação das características da imagem da empresa.

Marketing Digital
Para as PMEs os benefícios do Marketing Digital são muito importantes, já que em geral elas dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços. A Internet é o meio onde boas ideias (simples e objetivas) e uma boa execução têm muito mais valor do que o dinheiro. No entanto, muito empreendedores e responsáveis de marketing das empresas ainda não tiram proveito desse potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou mesmo por terem receio da complexidade do meio.

O investimento em Marketing Digital já representa mais de 20% do investimento total das grandes marcas em Marketing. O digital é aliás o único canal promocional que continua a crescer e nalgumas áreas cresce mesmo acima dos 10% ao ano. Dos motores de busca às redes sociais, passando pelos terminais móveis, o digital é a nova arena de combate para a captação e fidelização de clientes.

Estudos de Viabilidade
Normalmente sempre que surge uma ideia de negócio fruto da capacidade empreendedora do seu criador é associado o conceito de “lucro”. Assim colocamos ao dispor dos nossos clientes uma análise completa ao desenvolvimento do seu projeto (Inovação, Substituição, Expansão ou Estratégico) contribuindo para a redução do grau de incerteza associado a qualquer investimento fornecendo informação válida para a tomada de decisão da sua implementação ou não.

Elaboração de Candidaturas a Apoios Comunitários
Para incentivar o desenvolvimento empresarial foram criados diversos programas de incentivos ao investimento, à qualificação de recursos humanos e à investigação e desenvolvimento.
Os Programas de Incentivos destinam-se a todo o tipo de entidades privadas ou públicas (Administração Pública, Institutos, Fundações e Empresas), com ou sem fins lucrativos, e estão disponíveis para os mais variados sectores de atividade, desde a Agricultura e Pescas, à Construção Civil, Indústria, Turismo, Comércio e Serviços.
Para aceder a estes programas de incentivos é necessário formalizar uma candidatura através de um dossier de candidatura contendo um estudo de viabilidade económica e financeira. A FORDUAL elabora todo o tipo de candidaturas aos diversos programas de incentivos, indo a nossa intervenção desde a elaboração dos diagnósticos funcionais à empresa até à elaboração dos estudos de mercado e de viabilidade necessários à candidatura e até ao acompanhamento posterior à sua aprovação.

Avaliação de Empresas
Numa Economia em constante mutação onde cada vez existe menos empregos, a Economia está cada vez mais dependente das Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente da sua capacidade de criação de emprego e da sua grande flexibilidade como instrumentos para pôr em prática a capacidade empreendedora e inovadora.
Com a importância acrescida destas organizações na Economia, são também maiores as necessidades de avaliar estas empresas, em face das numerosas compras e vendas de partes (ou da totalidade) do respetivo capital.

Apoio à Internacionalização das Empresas
Tem-se vindo a registar uma tendência para a crescente globalização da concorrência e dos mercados, o que origina com que a internacionalização faça parte integrante das preocupações estratégicas das empresas, onde desta forma são obrigadas a enfrentar novos desafios, fruto da globalização que derrubou inúmeras barreiras de entradas e afirmando-se como uma oportunidade para as empresas de acesso a novos mercados.
No processo de internacionalização de um negócio é fundamental garantir que todos os passos estão devidamente planeados, isto é, que a estratégia está bem definida e que dispõe do financiamento necessário, onde nos afirmamos como um parceiro necessário para assegurar tecnicamente as suas decisões empresariais.

Consultoria em benchmarking
A prática do benchmarking consiste na pesquisa dos melhores métodos utilizados nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial ênfase naqueles cujo impacto, no desempenho, permite assegurar e sustentar vantagens competitivas.
No benchmarking a avaliação e comparação não representam um fim em si, mas um meio para apoiar o processo de melhoria; constituindo-se como uma forma de aprendizagem, dado que a procura de melhores práticas implica uma análise cuidada das diversas formas de implementação dos processos, das metodologias de trabalho e dos diferentes arranjos organizacionais.
O Benchmarking define-se assim como um processo contínuo de medição de produtos, serviços, atividades e práticas em relação aos seus concorrentes melhor colocados no mercado, ou às empresas reconhecidas pela sua liderança nesse ponto.
Assim, o benchmarking centra-se na procura de pontos de referência com os quais comparar-nos para melhorar o rendimento naquele aspeto que queremos medir.
O benchmarking sugere um processo estruturado de identificação daquilo que queremos melhorar, um processo de investigação de oportunidades de melhoria internas e um processo de aprendizagem, uma vez que não se trata de aplicar nada diretamente, mas sim adaptar as melhores práticas do processo à mentalidade e cultura da nossa própria empresa.

Projectos Financiados
Marketing Digital
Formação Contínua
Criação de Websites